sábado, 22 de janeiro de 2011

Vampiros: De Nosferatu a Crespúsculo

  Recentemente assisti o filme "Crepúsculo" (Também sou humano!) e fiquei profundamente chateado com o que vi. Uma imagem extremamente desleal ao que tantos vampiros lutaram no passado para construir.
  Ai você me diz: "Mas Crepúsculo? Já não está mais na moda!". Mas experimente dizer isso para as jovens fãs, ou melhor, qualquer !
  Nosferatu é um terror clássico do cinema mudo alemão de 1922, dirigido por Munau, baseado no mais famoso romance de vampiros chamado "Drácula", de Bram Stroker e mais tarde refilmado por Werner Herzog em 1979. 
  Nosferatu conta a história de um vendedor de imóveis que é encarregado de vender uma casa a nada mais, nada menos, que o Conde Drácula, famigerado vampiro legalzão do qual todos já ouviram falar, e parte para as surpresas da Transilvânia de encontro com o temível ser soturno
 Há alguns pontos nos filmes de Crepúsculo e Nosferatu que se assemelham, como por exemplo, o fato de que a maioria das pessoas acabam morrendo depois da mordida de um vampiro, a longividade vampirística também confere e só. As concordâncias acabam por ai.
  Não me agradou a ideia de vampiros que não bebem sangue humano, denominados "vegetarianos", mas se alimentam de sangue animal, isso é broxante. Vegetarianos são chatos demais para se ter em um filme (nada contra Jé, você é brother, mas pizza de brócolis me fez perder o respeito!), se é pra ser vegetariano que o seja decentemente feito, ao invés de beber sangue animal vá tomar nectar de planta, ou látex de seringueira, sei lá, mas tomar sangue de animal, pra mim, não faz de ninguém um vampiro, no máximo um chupa cabra. Luta contra um lobisomem pelo amor de uma garota, a que nível chegamos? Se fosse em outros tempos, a situação não chegaria até esse ponto, não havia conversa com os vampiros de antigamente, era na base do mordeu, chupou, traçou! Conde Drácula morreu por preferir dar uma boa mordida no pescoço da gatinha do que voltar a dormir, enquanto isso Edward Cullen só vai dar uns bons pega depois do casamento (Tu é uma vergonha pro teu pai eihm garoto!). É verdade, Conde Drácula morreu, mas morreu feliz! Demonstrando toda a sua virilidade de predador.
 Outro fato que não me agradou foi o sentimento de "Tá! Mas cadê o morcego?". O cara está muito mais para macaco subindo em árvore que para morcego, Subir em árvore até chinês sobe, o vampiro atrapalhado Leslie Nielsen em "Drácula - Morto, Mas Feliz"  conseguia virar morcego, Batman é um homem morcego, a Batgirl é uma garota morcego! O Batbaby não existe, mas se existisse também seria! Se bobear até o Robin é um robin morcego! É tudo morcego! O Planeta dos Macacos agora é dos morcegos, mas os benditos vampirinhos de Forks City não. (São um bundaberta memo!)
  Falando em Forks, eu achei legal o fato da família Cullen ter seu próprio território (sério achei massa mesmo). Já estava até vendo a cena em que Marlon Brando encarnava Vito Corleone em "O Poderoso Chefão I" e diria: - Eu farei uma proposta que esses vampiros não vão poder recusar! E compraria seu território na base da ameaça. Mas não aconteceu.
Voltando para a história de Nosferatu, outra coisa me chamou a atenção, Conde Drácula comandava um exército de ratos que espalhavam a praga pela europa, enquanto isso os Cullen nem um pinsher pra poder chamar a atenção. Algo não pensado também é o fato de os vampiros, que não fazem nada da vida, vivem eternamente e nem se quer jogam um video game! Drácula não jogava também, mas isso porque em 1922 não haviam inventado nem mesmo o Atari, mas em pleno séc XXI não tem desculpa.
  Agora, por último, o que mais me inconformou foi que fisicamente os vampiros americanos não são legais. originalmente as presas dos vampiros não são os dentes caninos, e sim os dois frontais superiores, mas tudo bem, pois não é uma exclusividade de Crepúsculo usar os dentes errados, mas as orelhas teriam que ter corrigido, orelha de vampiro tem pontas iguais as minhas dos elfos. E a questão da pele? Vampiros não brilham no sol. Eles morrem, todos sabem disso, o mundo sabe disso, até o canguru do post abaixo sabe disso! De onde tiraram a ideia de que eles brilham igual diamante no sol? Onde já se viu? Fora o fato de explicarem que a pele dos vampiros são pálidas e surge do nada um vampiro negão. Alguém pode me fazer entender? Eihm? Ó Deus, que mundo perdido! Só falta dizerem que no sol ele brilha igual diamante negro.
  Minha intenção não é desmerecer o filme, criticar ou ridicularizar a saga, é apenas esclarecer à pobre da Bella que não se pode confiar em um vampiro que nem mesmo honra a história de seus antepassádos. E aos atuais vampiros, sejam mais família, caras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário