sábado, 26 de fevereiro de 2011

Genialidade Além Da Caipirinha

  O povo brasileiro passa uma imagem perturbadora quando se trata de conhecer seus próprios feitos. Quanto mais eu converso com as pessoas durante o bingo confraternizante do seo Cido, mais me apego a ideia de que as relevantes invenções brasileiras são esquecidas a cada dia que passa.
  Não se dá o devido valor, por exemplo, à macarronada pré-cozida congelada, um marco na culinária mundial, sobretudo para homens que moram sozinhos. Para as donas de casa também foi dado uma grande contribuição na hora de preparar o sagrado alimento para a família, o escorredor de arroz, agregando uma peneira a uma pequena bacia, combatendo assim a subnutrição no país. Ainda na área alimentícia temos a apetitosa buchada de bode e um dos mais importantes itens, muito útil a qualquer ser humano, a linha adesiva vermelha abridora de bolachas! É bem verdade que em grande parte das vezes o corte vem errado e de nada adianta, mas quando funciona, ajuda, e muito.
  Invenções famigeradas como o relógio de pulso e o avião, ambos de Alberto Santos Dumont, valem a pena serem lembradas sempre, mesmo que até hoje a polêmica controvérsia sobre quem fez o primeiro vôo, Santos Dumont ou Orville Wright, esteja entravada. E podemos também ignorar que a invenção de maior orgulho brasileiro tenha sido realizada na França e não no Brasil, assim como o relógio de pulso, que podemos ignorar mais uma vez o fato de o francês Louis Cartier ter criado o relógio para o Sr. Alberto, vulgo "Betinho Tupiniquim". E por que não aproveitar o embalo e ignorar por último que o relógio de pulso feminino já existia na época? O negócio é comemorar e não pensar nesses detalhes irrelevantes.
  Contribuímos para o fascínio aéreo com a invenção do dirigível, evoluindo até os dirigíveis semi-rígidos. Legal né? Pena que logo no vôo inaugural ele explodiu matando a tripulação, incluindo o seu criador Severo Albuquerque.
  Inventamos também o importante guaraná "Jesus", ta certo que foi vendida para a americana Coca-Cola, mas foi nós que inventamos!
  Chinelo de dedo Havaianas, é nosso.
  Para quê se preocupar em aprender a votar quando se tem a urna eletrônica? O mais importante é apertar o botão, o resto se ajeita sozinho.
  Pandeiro, reco reco e o maravilhoso samba. Orgulho nacional, sobretudo em época de carnaval quando temos o prazer de curtir as melodias virtuosas dos sambas enredo. Em Olinda temos os Bonecões. Os gringos devem morrer de inveja.
  Quando o mundo todo tem cabines telefônicas, nós inventamos os efetivos telefones público estilizados, carinhosamente batizados de orelhão, e demos passos ainda maiores quando criamos o orelhão gigante ituano, orelhões-pássaros amazonense e orelhões-birimbais baianos.
  Por falar em birimbau, temos a alegria de poder contar ao mundo que nós inventamos a capoeira. A arte de dançar em frente ao adversário que xingar a tua mãe.
  Muitos não sabem, mas a invenção da máquina de escrever é brasileiríssima, mais brasileiríssimo ainda foi o ocorrido após a invenção, quando o padre inventor entregou o aparelho para um negociante americano com a promessa de fabricar a máquina nos EUA. Não é preciso ser um gênio para saber o que aconteceu.
  Fotografia! Inventada pelo brasileiro francês Hercules Florence, que jogou tudo pro alto quando Daguerre e Niépce começaram a pesquisar sobre o assunto. Só se esqueceu que brasileiro não desiste nunca.
  Não se pode deixar de lado o fato recente em que a atual presidente presidentA Dilma descreveu como obra da inteligência e tecnologia brasileira, o pré-sal. Mesmo as duas cápsulas, uma pertencente a Diamond Offshore construída pela Mitsubishi e outra pertencente à Noble Corporation, feita pela Ingalls, serem de origem americana e japonesa respectivamente.
  Por essa linha de raciocínio podemos incluir também em nossa lista a invenção do pau-brasil e dos cães fox paulistinha.
  Mente brasileira, sinônimo de genialidade.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário